Aplicação Exemplo – Driver Power Measurement ION

Introdução

O Driver ION habilita a comunicação com medidores Power Measurement ION (modelos 7500/7600/8500/8400) e com outros medidores com suporte a este protocolo. Dessa forma, ele permite a coleta de:

  • Dados em tempo real
  • Eventos
  • Registro de dados
  • Formas de onda

Para o download de dados da memória de massa dos medidores, é preciso seguir um procedimento na aplicação utilizando scripts. O procedimento é descrito em um exemplo no Manual do Driver.

Aplicação Exemplo

Para exemplificar o procedimento apresentado no Manual do Driver, uma aplicação para o E3 foi desenvolvida para fazer o download de dados da memória de massa do Driver.

A aplicação permite coletar dados do Energy Recorder 1 a partir de uma data inicial e gravá-los no Histórico.

Embora seja uma aplicação do E3, um procedimento análogo pode ser utilizado para construir aplicações para o Elipse SCADA.

Configurando e Utilizando a Aplicação

A figura a seguir mostra a Tela inicial da aplicação.

Tela inicial da aplicação

Para configurá-la e realizar o download, deve-se seguir estes passos:

  1. Associar uma estrutura interna à tabela a ser lida e inicializá-la: o primeiro passo é associar a tabela a ser lida no medidor a uma estrutura interna do driver, usando para isso o Tag N2=4.
  2. Ler o horário do medidor: O Tag Config.LocalTime lê o horário do medidor, e o resultado é apresentado na Tela. A varredura deste Tag já estará habilitada ao iniciar a aplicação.
  3. Calcular quantos registros retornar: inserindo uma data inicial, o botão Calcular calcula quantos minutos há entre o relógio do medidor e a data escolhida, e converte este valor em quantidade de registros, considerando o intervalo entre cada registro de cinco minutos.
  4. Calcular registro inicial = ponteiro atual – registros a retornar: sabendo a posição atual do ponteiro (Tag X.4.4.0) e quantos registros é preciso retornar, podemos calcular a partir de qual registro iniciar a coleta.
  5. Iniciar a coleta: sabendo o número do registro inicial, podemos iniciar a coleta clicando no botão Iniciar.

Os dados serão retornados no Tag Bloco Tabela_Revenue. Para salvá-los no banco de dados, há um script no evento OnRead do bloco que escreve uma linha na tabela do banco de dados através do objeto Histórico. Como esse bloco não é visualizado na Tela, a propriedade AdviseType do bloco deve estar com o valor 0 – AlwaysInAdvise para que o script do evento OnRead seja executado.

Maiores informações sobre o Driver Power Measurement ION e o procedimento de download podem ser encontrados no Manual do Driver.

Anexos:

AppExemploIONPower.zip

Print Friendly, PDF & Email

Este artigo foi útil? Was this helpful?

Classificação média - Average rating 0 / 5. Count: 0

Comentários em “Aplicação Exemplo – Driver Power Measurement ION

  1. Boa Tarde,

    Tenho modelo de ION 8600C_FAC_V3.1.0.0.3 e 8300_FAC-9S-36S_V2.6.0.0.8, tentei vários configurações nos drivers, mas todas o retorno é valor zero.
    Alguém conseguiu ter retorno pelo menos da data?

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com asterisco são obrigatórios *