Modelagem de dados no EPM.

A partir da versão 4.0, o EPM passou a contar com três diferentes maneiras de organizar ou modelar os dados.

A seguir, discutiremos cada uma delas.

 

ContextualModel

A primeira delas é o ContextualModel. Ele permite a criação de hierarquias por meio de pastas para melhor organizar os dados do EPM. Assim, dentro das pastas, você insere os objetos de dados que desejar, podendo, inclusive, inserir um mesmo objeto em mais de uma hierarquia. Veja um exemplo:

Você tem liberdade para criar a organização da maneira que preferir, e pode inserir tanto BasicVariables quanto ExpressionVariables neste modelo.

 

ElipseDataModel

A segunda forma de modelagem de dados no EPM é o ElipseDataModel.

Esta é a opção para quem deseja levar para o EPM a mesma estrutura da aplicação do Elipse E3 ou Elipse Power.

Nela, o usuário não apenas escolhe quais objetos da aplicação deseja importar para o EPM e quais propriedades serão lidas, mas também quantas e quais propriedades extra devem ser criadas.

O ElipseDataModel cria no EPM os mesmos tipos que existem na origem. Assim, ele constrói no software uma modelagem que mantém não apenas a hierarquia, mas também que possibilita ao usuário identificar os objetos pelo seu tipo.

Para mais detalhes sobre a configuração e utilização do ElipseDataModel, assista ao vídeo https://youtu.be/Ok7IruV0FUc ou leia o artigo Integração EPM-Elipse E3: da coleta de dados à geração de alarmes.

 

EPMModel

A terceira e mais recente forma de organização ou modelagem dos dados no EPM é o EPMModel, adicionado a partir da versão 4.0 do software.

Este modelo é semelhante ao ElipseDataModel. Porém, enquanto a estrutura do ElipseDataModel tem como base a estrutura definida na aplicação do Elipse E3 ou Elipse Power, toda a estrutura do EPMModel é definida pelo EPM.

Neste caso, a primeira coisa a ser feita é construir os objetos por meio do item “CustomTypes” na árvore do EPM Studio.

O usuário tem total liberdade para construir os objetos que precisa. Depois, ele deve instanciar os objetos, montando a hierarquia desejada.

Cada tipo de modelagem traz alguns benefícios para o usuário, pois permitem que não apenas o usuário encontre objetos de maneira mais direta, mas também os algoritmos e ferramentas do software, como o EPM Portal e EPM Processor.

Para aprender a configurar e utilizar as diferentes modelagens do EPM, é recomendável fazer o treinamento, disponível em Elipse Plant Manager – Elipse Software (eadplataforma.com).

Print Friendly, PDF & Email

Este artigo foi útil? Was this helpful?

Classificação média - Average rating 0 / 5. Count: 0

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com asterisco são obrigatórios *