Linguagem SQL: Introdução.

A linguagem SQL (Structure Query Language), bastante popular na interação com SGBDs (Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados), foi desenvolvida nos anos 70 e atualmente é o padrão no mercado de banco de dados. Esta linguagem é utilizada em banco de dados relacionais, e envolve operações de definição do BD (como manipulação dos dados). Conhecê-la a fundo é um importante diferencial para os profissionais das áreas de programação e administração de bancos de dados.

Apesar de ter se tornado um padrão para bancos de dados, o SQL sofreu algumas alterações específicas, e dependendo do banco poderá ter recursos distintos. Os SGBDs são softwares utilizados para administrar os dados armazenados. Dentre eles, podemos citar o SQL Server da Microsoft, o Oracle, e o Microsoft Access, um banco de dados desktop que pode ser empregado em pequenas aplicações.

Nos artigos relacionados abaixo, serão demonstrados alguns procedimentos indicados e dicas de Structure Query Language para o banco de dados SQL Server. Também serão abordados temas distintos relacionados ao Elipse E3 e aos bancos de dados com os quais o E3 possui conexão nativa (SQL Server, Oracle e Access).

Artigos Relacionados


Este artigo foi útil? Was this post helpful?
Yes10
No0

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com asterisco são obrigatórios *