Descrição:
Como posso avaliar a capacidade (em MB) de espaço utilizado pelos históricos no banco de dados que é necessária para a aplicação do Elipse E3?
Solução:
A capacidade de um banco de dados necessária para uma aplicação do Elipse E3 com históricos pode ser estimada se soubermos o tipo de dado que está sendo gravado na tabela e o período de gravação.
Um inteiro, por exemplo, tem 4 bytes; se este dado for gravado a cada 10 minutos, em uma hora ele terá alocado 24bytes.
Para uma estimativa média, deve-se: verificar o tipo de dado dos campos, realizar a soma total dos bytes, e então multiplicar pelo número de registros esperados. Porém, para uma estimativa precisa, isto precisa ser visto na prática; isto é, deve-se criar um histórico, preenchê-lo com uma quantidade ‘X’ de registros, e depois verificar o tamanho ocupado pela tabela no SQL.
Os tipos de dados que o histórico do E3 grava são os seguintes:
- DateTime: 8 bytes
- Integer: 4 bytes
- Double: 8 bytes
- Text: 1 byte por caractere (sempre será alocado o tamanho configurado no campo de texto, mesmo que o texto gravado seja menor)
Acompanhe o cálculo no exemplo abaixo:
- A tabela TabHist possui 9 campos, sendo 8 inteiros e 1 datetime.
- Deixamos então o histórico gravar um registro por segundo durante 5241 segundos.
- O tamanho total aproximado por linha seria em média 40 bytes.
4 x 8 = 32
1 x 8 = 8
40 bytes x 5241 registros = 209640 ou 0,209 MB
Nas configurações do banco, no campo Data Space, o valor apresentado é 0,273 MB. Portanto, ele está relativamente próximo ao valor retornado pelo cálculo que efetuamos.
O mesmo cálculo se aplica a tabela de Alarmes ou qualquer outra que o Elipse E3 grave, exceto tabelas do Storage, pois ele não trabalha com varredura na gravação; isto impede que tenhamos um cálculo de número de registros por período de tempo.