Coleta de arquivos de logs.

A coleta de logs pelo usuário é um procedimento que envolve uma técnica específica, que deve ser seguida com atenção antes do envio dos arquivos para a Elipse. Este artigo se aplica aos seguintes produtos: Drivers, E3/Power/Water e EPM.

Há duas formas de se coletar os logs. O modo automático é o mais fácil para o usuário, porém é preciso antes utilizar a opção Create New File (ver item 2 da Coleta manual de logs), pois  este procedimento atualiza o cabeçalho do arquivo com suas estatísticas. O modo manual, atualmente o recomendado, possui flexibilidade para a escolha de certos arquivos ou de um conjunto deles.

No modo manual, o usuário deve seguir passo-a-passo os procedimentos abaixo; e no modo automático, depois de definidos alguns parâmetros para a pesquisa, o programa Elipse Event Log Collector automatizará os passos.

Coleta manual de logs

Antes de iniciar a coleta de um arquivo de log, verifique onde ele está armazenado e qual sua extensão; caso ele esteja em formato event trace log (.etl, um formato binário mantido pelo sistema da Elipse), será necessário seguir os passos abaixo.

Para localizar o arquivo, utilize o Elipse Event Log Viewer (ou Log Viewer), acesse o menu View–Storage Settings e verifique a pasta indicada por Folder:

Com exceção de alguns arquivos de logs de drivers, todos os arquivos de logs dos produtos mencionados neste artigo são armazenados nesta pasta.

Para a coleta, siga estes procedimentos:

1. Na pasta, localize o(s) arquivo(s) desejado(s) (.etl, .log)

2. Verifique se o arquivo está sendo mantido como uma sessão do E3. Então, abra o Log Viewer e acesse o menu View–Running Loggers:

No arquivo de log desejado, clique com o botão direito e selecione a opção Create New File. Para cada sessão/comando realizado, teremos um novo arquivo criado com um índice incremental ao anterior.

3. Volte para a pasta onde estão os arquivos de log (.etl, .log) para selecioná-los ou copiá-los em uma pasta e compactá-los antes do seu envio por e-mail.

4. Envie o arquivo compactado, contendo os logs, para o seu endereço de contato da Elipse.

Coleta automática de logs

O Elipse Event Log Collector é uma ferramenta que já vem instalada com o E3. Ela permite automatizar o processo de coleta de logs. Poderemos selecionar se a coleta será dos arquivos em uso (opção Collect only the running sessions) ou dos arquivos da máquina (opção Collect log files on disk):

Lembrando que antes de prosseguir, recomendamos que a opção Create New File seja realizada (ver item 2 da Coleta manual de logs).

Se a coleta for executada em disco (segunda opção), é possível ainda customizar o período de tempo para a coleta.

Após estas configurações, podemos selecionar a ação a ser tomada para a coleta: enviar o arquivo (Send by e-mail, opção que requer um cliente de e-mail configurado na máquina), ou apenas armazená-lo em uma pasta (Output folder), para posterior envio manual.

Ao clicar em Go, o sistema efetua todos os passos necessários para a coleta e já compacta todos os logs em um arquivo de extensão .ezp (formato .zip). Este arquivo pode ser aberto com qualquer descompactador .zip (requer apenas renomear o arquivo para .zip). A extensão .ezp foi escolhida para evitar o bloqueio de alguns servidores de e-mail nos filtros de spam.

Para mais detalhes, consulte o Manual do Elipse Event Log, disponível no link abaixo:
https://docs.elipse.com.br/documents/pt-br/eelogs/latest/manual/
Print Friendly, PDF & Email

Este artigo foi útil? Was this helpful?

Classificação média - Average rating 0 / 5. Count: 0

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com asterisco são obrigatórios *