Após a aplicação ter sido disponibilizada internamente, o acesso externo será realizado com o redirecionamento do tráfego externo no modem para o computador onde está sendo executado o E3Server e o IIS, criando um Virtual Server (NAT). Será necessário direcionar a porta utilizada pelo software Elipse E3 (6515) e a porta utilizada pelo IIS para o micro servidor na rede interna. A configuração do modem deve ser feita em seu painel de configuração, através de seu endereço IP. A figura abaixo demonstra a configuração adicionada ao equipamento.
Em seguida, será necessário adicionar exceções no firewall interno existente no micro servidor, contendo as portas específicas para as quais o acesso deve ser liberado (no caso a 6515 e a porta do IIS) em Regras de Entrada. NOTA: se o Firewall estiver desabilitado, desconsidere essas informações.
Para conexões com IP dinâmico, deve-se utilizar um serviço de DNS Dinâmico, onde é registrado um endereço de acesso (Host) que passa a apontar constantemente para o IP corrente. Essa configuração pode ser realizada diretamente no modem, caso ele possua esta funcionalidade.
Finalmente, informe na máquina externa o endereço DNS ou o IP onde está sendo executado o domínio. Exemplo: http://deliodamin.dyndns.org.
No desenvolvimento deste artigo foi utilizado um modem D-Link modelo DSL-2640B.