Quando tento conectar ao EPM Server utilizando o EPM Addin ou EPM Studio, é apresentada a seguinte mensagem de erro “The HostName used to connect to a Server does not match a HostName in the Certificate.” Por que isto acontece?
Solução:
Normalmente, este problema ocorre quando o nome de algum PC (do EPM Server ou de algum cliente) é alterado, tornando inválidos os certificados digitais criados.
Por exemplo: ao instalar o Elipse Plant Manager, são criados certificados com o nome da máquina. Caso algum nome seja alterado posteriormente (como o Server, por exemplo) e o EPM Addin tente conectar utilizando o novo nome, o EPM Server responderá com o certificado antigo, o que faz com que seja invalidado pelo Addin. O mesmo ocorrerá se o nome do PC cliente (EPM Addin) for trocado: ele tentará conectar ao Server utilizando um certificado com nome diferente (antigo), o que invalida a conexão.
Para corrigir esta situação, os certificados precisam ser deletados para que o EPM possa criá-los mais uma vez com os novos nomes. Para isso, siga estes procedimentos:
1. Abra o menu Iniciar, e execute o Microsoft Management Console (digite MMC e tecle Enter).
2. Acesse o menu File — Add/Remove Snap-in.
3. Selecione Certificates e clique Add.
4. Clique a opção My user account.
5. Selecione a opção Finish — OK.
6. Abra a pasta Certificates – Current User — UA Applications.
7. Clique em Certificates; os certificados serão listados:
9. Abra a aba Details, e verifique os seguintes valores:
– Data de validade
– Nome da máquina em Subject -> DC
– DNS Name em Subject Alternative Name
Os certificados podem ser excluídos porque são criados sob demanda. Para isto, basta tentar conectar novamente com o EPM. Para apagar o certificado do Server, siga os mesmos procedimentos, com exceção do passo Add/Remove Snap-In, onde deve ser escolhida a opção Computer Account em vez de User Account (executando o MMC na máquina do EPM Server). Neste caso, o certificado será recriado quando o EPM Server for reiniciado.