Customizando a biblioteca powercontrols.lib.

Descrição:

É possível personalizar os objetos de tela da biblioteca powercontrols.lib?

Solução:

Sim, esta biblioteca é aberta e pode ser editada. Porém, customizar a powercontrols.lib requer um certo cuidado. É importante lembrar que esta biblioteca é desenvolvida e mantida pela Elipse, ou seja: caso o usuário faça alguma modificação em um XControl da biblioteca, esta customização será perdida quando a biblioteca for eventualmente atualizada.

Este artigo demonstra a maneira recomendada para a personalização de um objeto da powercontrols.lib.

1. Crie uma nova biblioteca:

2. Crie um novo XControl dentro desta biblioteca:

3. Instancie um objeto Breaker dentro do XControl criado:

 

Note que o objeto compreende a área total do retângulo em azul que circunda o Breaker, e não apenas sua parte visível.

4. Em seguida, faça as modificações/customizações necessárias (neste caso, um círculo ao lado do Breaker):

Logo após, passe à criação das propriedades.

5. Crie a propriedade SourceObject (que deve ser exatamente igual à do XControl original):

6. Associe a propriedade SourceObject à mesma propriedade interna da biblioteca. Para isto, acesse a aba Design do objeto MeuBreaker; logo após, clique com o botão direito do mouse sobre o Breaker1 e acesse a aba Associações. Então associe a propriedade SourceObject to Breaker1 à propriedade SourceObject to MeuBreaker anteriormente criado:

7. Após este procedimento, crie os pontos referentes aos terminais. Isto deve ser feito com o auxílio da ferramenta Editar Pontos de Conexão. O primeiro destes deve se chamar Terminal1, e o sufixo deve ser incrementado de acordo com o número de pontos necessários (neste caso, Terminal1 e Terminal2).

Criando Terminal1:

Criando Terminal2:

8. Após a criação dos pontos referentes aos terminais, crie outras propriedades, de acordo com as necessidades do projeto (neste caso, as propriedades Orientation e Show Terminals):

NOTA: A partir da versão 4.7 do Elipse Power, também é necessário criar a propriedade ColorMode.

9. Finalmente, associe as propriedades criadas às suas respectivas propriedades internas da bibilioteca, conforme mostrado no item 6 deste tutorial.

Após este procedimento, a customização esta finalizada. Agora basta registrar a biblioteca e utilizá-la no projeto conforme desejado.

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