Removendo manualmente os drivers de reconhecimento do dispositivo de proteção (hardkey).

Descrição:

Mesmo após os procedimentos padrões para remover os drivers de reconhecimento da hardkey utilizado pela Elipse terem sido realizados, erros como os das figuras abaixo continuam acontecendo:

 

 

 

 

 

Que outros procedimentos são possíveis para que estes erros não aconteçam e a hardkey seja reconhecida?

Solução:

Uma solução possível, após todos os passos dos artigos relacionados terem sido executados, é a reinstalação do sistema operacional. No entanto, esta é uma solução bastante trabalhosa; por isso, antes disso recomenda-se tentar a remoção manual dos drivers da Hardkey, garantindo assim que eles sejam realmente retirados do sistema operacional. Para isto, siga estes passos:

1. Execute o programa Autoruns (seu download pode ser feito em www.sysinternals.com, ou diretamente nos anexos deste artigo como AutoRuns.zip);
2. Na aba Drivers, apague todos os drivers SafeNet e Aladdin. Antes de deletá-los, certifique-se de ter anotado o caminho dos drivers;

 

 

3. Na aba Services, apague o serviço do HASP/hasplms;

 

4. Reinicie o computador;
5. Apague todos os arquivos dos caminhos anotados anteriormente;
6. Apague (se existir) a pasta c:\windows\system32\setup\aladdin;
7. Apague (se existir) a pasta c:\windows\syswow64\setup\aladdin;
8. Feito isto, execute o comando haspdinst -i da última versão do haspdinst.exe (o download desta versão pode ser feito em http://www.safenet-inc.com/ ou no artigo https://kb.elipse.com.br/pt-br/questions/4158);
9. Rode o E3/SCADA.

Anexos:

AutoRuns.zip

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