KB-28136: Conexão E3 (32 bits) e Oracle (64 bits).

NOTA: No Elipse E3/Power é indicado selecionar a opção “Usar drivers ADO Oracle” na janela de configuração do objeto banco de dados, devido a descontinuidade do driver ADO do Windows. Também recomendamos a utilização do cliente Oracle atualizado, igual ou superior a versão 12c, mesmo que o servidor seja de uma versão inferior ao cliente.

Descrição:

Um servidor 64 bits possui instalados o E3 (32 bits) e o Oracle Client x64. Ao testar a conexão através do E3Studio, a seguinte mensagem é exibida:

          Não foi possível conectar ao banco de Dados Oracle

O que pode estar acontecendo, já que outro software na mesma máquina consegue acessar o banco sem problemas?

Solução:

E3 utiliza o cliente Oracle para comunicar com o servidor Oracle e esse cliente é 64 bits, portanto o E3 não consegue “conversar” com ele (E3 32 bits – Cliente Oracle 64 bits). Nesse caso, o E3 precisa do cliente 32 para poder utilizar o Oracle.

Uma sugestão é desinstalar o cliente Oracle 64 e instalar o 32 bits, ou seja, o PC ficará com o Oracle Client 32 bits e o Oracle Server 64 bits.

Se apenas a instalação do cliente 32 Oracle não resolver o problema de conexão, para evitar possíveis problemas com o Oracle Client 32, se o E3 estiver instalado na pasta C:\Program Files (x86)\Elipse E3, tente reinstalar o E3 em outra pasta, que não possua caracteres como (X86).

Print Friendly, PDF & Email

Este artigo foi útil? Was this helpful?

Classificação média - Average rating 0 / 5. Count: 0

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com asterisco são obrigatórios *