Desenvolvimento compartilhado de aplicações no E3Studio.

Introdução

Em alguns projetos, é necessário que mais de um desenvolvedor trabalhe na mesma aplicação SCADA, a fim de que ela seja executada em menos tempo. No Elipse E3, os desenvolvedores de uma aplicação podem trabalhar simultaneamente em um mesmo projeto utilizando uma rede de comunicação entre seus computadores, otimizando a execução do trabalho. Na aplicação compartilhada, os arquivos devem estar gravados em um único computador, não sendo necessário copiá-los para o computador local.

Preparando as interfaces

Ao iniciar uma aplicação que será desenvolvida por mais de uma pessoa, é necessário observar algumas restrições que dizem respeito ao compartilhamento e à segurança de arquivos, à versão do Elipse E3, e também à divisão de tarefas de desenvolvimento.

A pasta de arquivos que será utilizada para armazenar os arquivos da aplicação deve ter o acesso compartilhado entre os desenvolvedores, como mostra a figura abaixo. O compartilhamento pode ser total (entre todos os usuários) ou parcial (apenas entre usuários selecionados).


Configuração de compartilhamento da pasta de arquivos

É necessário também observar as permissões de segurança da pasta de arquivos, onde são atribuídos os diferentes tipos de permissões para um ou mais usuários, como mostra a figura abaixo.


Configuração de segurança da pasta de arquivos

Cuidados no Desenvolvimento

As configurações feitas dão condições para que sejam feitas alterações na aplicação através de uma rede corporativa.

Neste tipo de edição compartilhada, normalmente utiliza-se somente o projeto ou biblioteca (arquivos do tipo PRJ ou LIB) que está na máquina servidora, não sendo necessário abrir o Domínio ou mesmo copiar o arquivo para a máquina local. Caso seja necessário abrir o Domínio, as alterações feitas serão copiadas para as outras máquinas.

Uma restrição que pode ser aplicada é a de que um objeto não poderá ser alterado por mais de uma pessoa ao mesmo tempo. O E3 permitirá que o objeto seja visualizado, mas caso seja aplicado um comando para salvar as alterações, será mostrada uma mensagem informando que o item não pôde ser salvo, como mostra a figura a seguir.


Mensagem de erro na gravação do arquivo

É importante que sempre que um novo item ou objeto seja aberto, o projeto seja atualizado através da opção Atualizar, no botão direito do mouse. Isto garante que sejam abertos itens contendo as últimas atualizações, sendo assim possível saber que o item a ser alterado está atualizado.

Recomenda-se não abrir o mesmo objeto em duas máquinas diferentes simultaneamente, pois isto pode causar a perda de informações.

Procedimentos para um bom desenvolvimento

A seguir, apresentamos alguns procedimentos que garantem um melhor desenvolvimento, com ênfase no trabalho em diferentes projetos para cada usuário.

  • Abra o projeto ou domínio na máquina local.
  • Abra o projeto desejado em uma máquina existente na mesma rede, dando preferência ao trabalho em projetos diferentes.
  • Antes de abrir um objeto para edição, atualize o projeto onde este objeto está inserido, como mostra a figura abaixo.

Atualização do projeto através do E3 Studio
  • Após cada alteração, salve o projeto para que ele também seja atualizado.

Considerações Finais

Uma maneira segura para o desenvolvimento remoto de aplicativos é através de arquivos compartilhados pela rede, onde é possível garantir que serão sempre abertos arquivos atualizados, e também onde não há necessidade de copiar arquivos para posteriormente gravá-los na máquina onde a aplicação é executada.

Print Friendly, PDF & Email

Este artigo foi útil? Was this helpful?

Classificação média - Average rating 0 / 5. Count: 0

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com asterisco são obrigatórios *