Arquivos utilizados pelo driver IEC 61850.

Descrição:

O que são os arquivos ICD, SCD, LD, RPT e CDS, presentes no driver IEC61850, e para que servem?

Solução:

IED Capability Description (ICD) file: Contém a configuração de um IED, com as definições de Logical Devices, Logical Nodes, reports, datasets, etc. O arquivo ICD é gerado pela ferramenta de configuração do IED, fornecido por cada fabricante.

Substation Configuration Description (SCD) file: Descreve todo um projeto de subestação, contendo um ou mais IEDs. Na prática, representa a soma de diversos arquivos ICD.

Declarando relés no driver IEC61850 da Elipse: É possível inserir os relés de duas formas: inserindo-os manualmente (na aba IEC61850 DeviceConfig, opções Add, Update ou Delete), ou importando-os dos arquivos ICD ou SCD (na aba IEC61850 DeviceConfig, opção Browse SCL Files).

No driver IEC61850, ambos os arquivos (SCD e ICD) são utilizados para descrever os relés no modo offline. Após a seleção dos arquivos, é criada uma identificação na lista de servidores IEC 61850 para cada descrição de relé encontrada; também é criado um arquivo com a extensão LD representando cada Logical Device do IED, incluindo a base de dados de Logical Nodes em cada um. Este arquivo LD é utilizado para popular a base de dados de tags, que podem ser importados para a aplicação pela janela Tag Browser na pasta Offline.

Logical Device (LD) file: São arquivos proprietários de cache que descrevem cada Logical Device configurado no IED. Ao rodar o driver ou ao fazer importação do arquivo ICD/SCD (offline), um arquivo LD é gerado para cada Logical Device. No momento em que o driver é executado, ou ao fazer a importação online, é verificada a existência deste arquivo, acelerando o processo de inicialização.

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo do relé, a declaração dos tags ou a mudança em algumas das configurações do IED, deve-se atualizar os arquivos LD. Neste caso, existem três opções:

  1. Realizar uma varredura online, buscando a base de dados novamente, e então fazendo uma nova varredura e confirmando para apagar.
  2. Apagar os arquivos LD manualmente e reiniciar o driver; desta forma, os arquivos serão gerados novamente.
  3. Habilitar as opções de verificação Check Nameplate Mismatch e Check Report Revision Mismatch, que reconstruirão os arquivos LD automaticamente caso seja encontrada alguma alteração no nameplate do IED (representando a troca do IED) ou alguma alteração nos reports e datasets.

É possível configurar o diretório onde os arquivos LD serão armazenados a partir do campo LD File Path na aba IEC61850 General das configurações do Driver.

LD File Path: Diretório padrão onde o driver armazena os arquivos descritores de cada Logical Device encontrado, com o objetivo de acelerar o processo de inicialização do driver. Na próxima inicialização, caso seja encontrado um arquivo no diretório especificado, e cujo nome é dado pelo formato SERVER_LDNAME.LD (onde SERVER é o nome do equipamento, e LDNAME é o nome do Logical Device), então este Logical Device será descrito a partir do arquivo LD.

RW Report List (RPT) file: Caso o usuário não deseje que o driver faça a busca automática pelos reports, é possível definir uma lista de reports que devem ser habilitados. O arquivo RPT é utilizado para definir quais reports o driver deve buscar. Este arquivo deve estar no diretório padrão dos arquivos de cache (LD), e seu nome deve ser IEDName.RPT (um arquivo por IED). A estrutura do arquivo é a seguinte:

RPT FILE FORMAT
Number_Of_LogicalDevices
LogicalDeviceN; Number_Of_Reports
ReportName; ReportOption1:ReportOption1Value; ReportOptionN:ReportOptionNValue

RW DataSet List (CDS) file: Ao utilizar uma lista pré-definida de reports, é possível informar se os datasets serão declarados dinamicamente pelo driver IEC 61850 (cliente). O arquivo CDS é utilizado para definir quais datasets devem ser buscados pelo driver. Este arquivo deve estar no diretório padrão dos arquivos de cache (LD), e seu nome deve ser IEDName.CDS (um arquivo por IED). Atualmente, só os IEDs Siemens suportam este funcionalidade. A estrutura do arquivo é a seguinte:

CDS FILE EXAMPLE
1
Device;1
MyDataset1;3
Device/LLN0$DC$NamPlt
Device/LLN0$ST$Mod
Device/LPHD1$DC$PhyNam

Para informações sobre os parâmetros dos arquivo RPT e CDS, consulte o manual do Driver IEC61850.

NOTA: Anexos ao artigo estão exemplos dos cinco tipos de arquivos aqui descritos (ICD, SCD, LD, RPT, e CDS).

Dúvidas Frequentes

O que são arquivos CID? É possível utilizá-los no Driver IEC61850?

Configured IED Description (CID) file: O CID é um arquivo de template e NÃO é suportado pelo driver IEC61850 da Elipse. Para importar um arquivo CID, ele deve ser instanciado na ferramenta de programação do IED e salvo como ICD. Entretanto, em alguns casos a simples troca de extensão de CID para ICD é suficiente para que a importação seja realizada com sucesso.

Não consigo importar os arquivos ICD/SCD. O que pode estar acontecendo?

  • Verifique se o arquivo ICD não é um arquivo CID renomeado.
  • Verifique no log do E3 se há alguma mensagem de erro após a importação.

Em que momento devem ser utilizados os arquivos CDS?

  • Quando se deseja que o Driver IEC61850 crie datasets de forma dinâmica.
  • Até a última revisão deste documento (Dez/2013), somente os IEDs Siemens suportam esta funcionalidade.

Anexos:

Kb5182.zip

Print Friendly, PDF & Email

Este artigo foi útil? Was this helpful?

Classificação média - Average rating 5 / 5. Count: 2

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com asterisco são obrigatórios *