Importação de dados no Driver IEC61850: online e offline.

Este artigo ilustra as diferenças entre a importação online e offline de dados no driver IEC61850 da Elipse Software. Os tags dos relés podem ser criados tanto online (isto é, quando é possível fazer comunicação com os relés) quanto offline através da importação de arquivos SCL.

Para a importação online, cada relé pode ser configurado diretamente através dos botões Add (Adicionar), Update (Atualizar) e Delete (Apagar) da aba IEC61850 Device Config da configuração do driver. Os tags ficarão disponíveis na pasta Online do Tag Browser.

Na importação online, serão exibidos os servidores declarados na página Device Config. Ao clicar sobre cada um deles, o driver tentará a comunicação com o equipamento, criando logo abaixo uma nova pasta para cada Logical Device (LD) encontrado no equipamento. Ao clicar sobre o LD, serão buscados todos os tags que pertencem a ele. Se já houver arquivos .LD, o driver pergunta se devem ser excluídos e criados novamente.

Para a importação offline, utilize a opção Browse SCL Files. Esta opção abre um diálogo para a escolha dos arquivos .ICD ou .SCD que serão importados. Após selecionar os arquivos, uma idenficação será criada na lista de servidores para cada descrição de relé encontrada, bem como também um arquivo com a descrição dos Logical Devices (LDs) e Logical Nodes (LNs) do relé, que podem ser importados para a aplicação na pasta Offline do Tag Browser.

Na importação offline, os servidores e LDs serão exibidos do mesmo modo como na importação online; porém, ao clicar sobre cada LD, serão exibidos os tags a partir dos arquivos .LD que foram criados no diretório de importação, seja a partir de uma importação de arquivos SCL ou pela execução do aplicativo.

Em ambas as opções, ao rodar o driver ou fazer importação online, será verificada a existência do arquivo .LD, o que acelera o processo de start-up.

Dúvidas Frequentes:

O que fazer quando os arquivos são importados mas os tags não aparecem no Tag Browser?

  • Verifique se o diretório para os arquivos de cache .LD foi informado.
  • Verifique se a propriedade Disabled do equipamento está marcada; caso esteja, desmarque e clique em Update.

O que fazer quando não é possível fazer o browse online?

  • Verifique se os endereços para a associação estão corretos.
  • Verifique se o campo Rem AP ID não está vazio; caso esteja, configure-o com um valor qualquer (por exemplo, 1,1,999,1,1).
  • Verifique se o parâmetro TSAP está correto.

Além do endereço de IP, existem vários endereços de cada uma das camadas no driver IEC61850. Cabe ao implementador do servidor escolher quais parâmetros devem ser checados para negar ou aceitar o acesso. A maioria dos parâmetros é obtida a partir do arquivo ICD, e alguns podem ser definidos manualmente. Detalhes podem ser obtidos nos arquivos PIXIT, PICS, MICS e TICS fornecidos pelos fabricantes dos IEDs.

Print Friendly, PDF & Email

Este artigo foi útil? Was this helpful?

Classificação média - Average rating 0 / 5. Count: 0

Comentários em “Importação de dados no Driver IEC61850: online e offline.

    1. Você está utilizando uma chave de engenharia (Studio) ou está rodando na versão demo?

      Para rodar o driver em Runtime é necessário que o mesmo seja licenciado, ou seja, é necessário que você esteja utilizando uma chave de produto (hardkey).

      Prado, buenos días.

      ¿Está utilizando una clave de ingeniería (Studio) o está ejecutando la versión de demostración?

      Para ejecutar el controlador en Runtime es necesario que tenga licencia.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com asterisco são obrigatórios *