Conectando o Elipse Mobile via internet a um servidor com IP dinâmico.

Introdução

Em aplicações, muitas vezes os servidores estão conectados a redes que possuem IP dinâmico. Como nem sempre é possível acessar estes servidores, nem tampouco saber quando ocorrem essas trocas de IP, é preciso encontrar alternativas que permitam a conexão aos servidores com o Elipse Mobile pela internet.

Servidor DDNS (Dynamic DNS)

Ao acessar algum site (por exemplo, www.elipse.com.br), os servidores DNS são os responsáveis por converter este endereço textual em um endereço de IP para acessar o servidor do site. No entanto, quando o IP do servidor é dinâmico, o servidor DNS sozinho não é indicado, pois em algum momento ele pode apontar para um endereço de IP inválido, já que não é possível apontar o momento exato em que pode acontecer a troca de IPs.

A função dos servidores DDNS é a mesma dos servidores DNS, porém sua base de dados contendo relações entre o endereço textual e o endereço de IP é atualizada periodicamente a pedido do usuário. Para fazer essas requisições, é geralmente instalado um software no computador cujo IP deve ser atualizado.

NO-IP

Como foi visto acima, para acessar aplicações executadas em um servidor com IP dinâmico, o indicado é utilizar um servidor DDNS. Um dos mais utilizados é o NO-IP, que possui tanto versões pagas quanto versões gratuitas.

Para utilizar o NO-IP, é necessário cadastrar-se no site. Na versão gratuita, pode-se ter três Hostnames, e a conta deve ser reconfirmada a cada 30 dias. Após o cadastro e login no site, a seguinte tela é exibida:

Para gerenciar (criar, editar e remover) seus Hostnames, clique em Manage hosts:

Para criar um Hostname:

1. Defina o nome do seu Hostname (por exemplo: appelipsemobile).
2. Escolha o seu servidor gratuito a partir da lista à direita; o endereço completo será composto do Hostname mais o servidor (por exemplo: appelipsemobile.no-ip.org).
3. Defina a função do seu host:
a. DNS Host (A): Apenas redireciona para a porta 80 do servidor, que é porta padrão de acesso.
b. Port 80 Redirect: Redireciona para qualquer  porta do servidor. Ao marcar essa opção, deve-se preencher o número da porta a ser redirecionada.
4. Verifique o IP externo de sua rede (este campo é atualizado periodicamente pelo software do Servidor DDNS).


Instalando o Software do Servidor DDNS

Uma vez criados os hosts, é preciso instalar o software do servidor DDNS no computador servidor da aplicação. O software do NO-IP se chama DUC, e é encontrado neste link.

Para instalá-lo, aceite os termos de acordo e prossiga até a finalização da instalação. Após instalado o software, procure por ele no computador:

No primeiro acesso, será solicitado o login da sua conta no NO-IP. Após entrar corretamente com os dados para acesso, a seguinte janela será exibida:

Para definir quais os hosts deverão ser atualizados pelo software, clique em Edit Hosts:

Selecione os hosts desejados (recomenda-se atualizar todos os hosts), e clique em Save. Após esses procedimentos, os hosts estarão ativos e aptos a redirecionar para o IP e portas indicados no momento da criação dos hosts.

Configurando o Roteador e Firewall

As estruturas de redes encontradas atualmente possuem mais de um computador:

Por isso, é preciso configurar o roteador corretamente para poder conectar o Elipse Mobile ao Servidor de Aplicação disponível na rede.

Quando o roteador recebe a requisição de acesso a uma aplicação (por exemplo, uma requisição de um celular, ou de qualquer navegador na Internet), ele precisa saber de qual porta a aplicação está enviando os dados e em qual servidor da rede esta aplicação está instalada. Para fornecer essa informação ao roteador, é preciso fazer um Port Forwarding, ou seja: entrar nas suas configurações e fazer esse mapeamento. Esse item é normalmente chamado NAT ou Virtual Servers nos roteadores.

No exemplo acima, o servidor mobile está instalado na máquina de IP 192.168.0.109. Portanto, nas configurações do roteador, é preciso informar que o servidor mobile (que envia informações na porta 8080) está no servidor de IP informado. Com isso, o roteador já estará configurado.

NOTA: esta porta (8080) deve estar liberada em TODOS os firewalls existentes (firewall do Windows, antivírus, etc.), para a aplicação possa ser acessada.

Elipse Mobile

Para acessar o Elipse Mobile externamente, é preciso criar dois hosts (conforme já foi visto acima): um Hostname DNSHost, e um Hostname Port 80 redirect (com a porta 8080). Depois, instale o software DUC e ative o refresh dos hosts no software (também conforme já foi visto acima).

Acesso do celular

Feitos todos os procedimentos acima, para acessar de um celular ou de um navegador fora da rede local, preencha os seguintes campos:

No campo Servidor, existem duas possibilidades: o Hostname Port 80 redirect definido no item anterior (fonsecamobile.no-ip.org, por exemplo), ou Hostname DNSHost seguido de 8080 (felipefonseca.no-ip.org:8080, por exemplo). Nos campos Usuário e Senha, utilize o login definido no ato da instalação do Elipse Mobile Server.

Print Friendly, PDF & Email

Este artigo foi útil? Was this helpful?

Classificação média - Average rating 0 / 5. Count: 0

Comentários em “Conectando o Elipse Mobile via internet a um servidor com IP dinâmico.

    1. Olá Samuel,

      Visto que o acesso se dá via internet, o caminho é praticamente o mesmo.
      No celular vai entrar o IP que foi atribuído ao seu servidor.

      Atenciosamente,
      Link

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com asterisco são obrigatórios *