KB-23112: Tamanho ideal de um Bloco de Comunicação usando o driver Modbus.

Descrição:

O que é mais indicado para obter uma melhor performance de comunicação: criar um bloco com 1100 elementos, ou dividí-lo em blocos menores?

Solução:

O driver Modbus Master da Elipse possui suporte a superblocos desde a versão 2.01. Este recurso é suportado pelo E3 e pelo Elipse Power, podendo ser habilitado através da opção EnableReadGrouping do objeto driver pelo Organizer.

Com este recurso habilitado, o usuário não precisa se preocupar com o dimensionamento dos blocos. É possível criar, por exemplo, aplicações contendo apenas tags PLC, pois a otimização do agrupamento nas operações de leitura será feito automaticamente tanto pelo E3 quanto pelo driver.

Já o Elipse SCADA não possui suporte a superblocos; se for utilizá-lo em conjunto com o driver Modbus, é necessário atenção quanto ao tamanho do bloco de comunicação.

Elipse SCADA

A partir da versão 2.00, o driver Modbus passou a contar com o recurso de divisão automática de blocos. Com esse recurso, o driver passou a gerenciar sozinho a divisão de blocos maiores que os limites do protocolo. Assim, o usuário não precisa se preocupar em exceder o limite máximo de tamanho de blocos, pois o próprio driver se encarrega de dividir os blocos nos tamanhos corretos.

Ainda assim, o conhecimento dos limites do protocolo pode auxiliar o usuário a planejar o dimensionamento dos blocos de forma otimizada no Elipse SCADA, que não conta com superblocos.

IMPORTANTE: Tanto o agrupamento dos superblocos no E3 como a divisão automática de blocos do driver requerem que o equipamento suporte os limites estabelecidos pelo Modbus padrão. Há equipamentos, entretanto, que suportam limites inferiores. Para que a divisão automática de blocos e o próprio agrupamento dos superblocos funcione nesses casos, a partir da versão 2.03, o driver permite customizar o limite máximo suportado para o PDU (Protocol Data Unit). Para isto, nas configurações Extras do driver, na aba Modbus, habilite a opção Customize Max. PDU Size, e configure o tamanho máximo de bytes suportado pelo equipamento.

Limites Suportados Pelo Protocolo

O protocolo Modbus define uma unidade de dados simples denominada PDU (Protocol Data Unit), que se mantém inalterada nos diversos modos do protocolo e nas diversas camadas de comunicação.

O frame de comunicação completo, incluindo a PDU e os demais campos adicionais de cabeçalho, é chamado ADU (Application Data Unit).

Com isto, um frame Modbus completo (ADU) pode ter um PDU de tamanho máximo de 253 bytes.

Sendo assim, dependendo do tipo de dado/função Modbus que será utilizado na comunicação, o protocolo impõe os seguintes limites de elementos do bloco em cada comunicação:

 

Mais informações podem ser obtidas no site oficial do protocolo.

Print Friendly, PDF & Email

Este artigo foi útil? Was this helpful?

Classificação média - Average rating 3 / 5. Count: 2

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com asterisco são obrigatórios *