Arquivos *.e3i e *.e3o – Dúvidas mais Frequentes (FAQ).

1) O que são os arquivos *.e3i e *.e3o?

Os arquivos .e3i e .e3o são basicamente arquivos intermediários – funcionam como buffer entre o E3 e o Banco de Dados – por onde passa a informação a ser gravada antes de ir para o Banco de Dados. Todos os registros a serem gravados pelas ferramentas do E3 são colocados inicialmente nos arquivos e3i. Se o E3 não encontra nenhum arquivo .e3o, ele renomeia o arquivo .e3i para .e3o, ou seja, para um arquivo de saída. Assim que um arquivo e3o é consumido completamente (todos os seus registros foram gravados no Banco de Dados), ele é deletado e então feita a renomeação do arquivo e3i novamente para e3o.

Normalmente, quando a conexão com o Banco de Dados está ok, estes arquivos são praticamente invisíveis para os usuários já que as operações são muito rápidas. Quando os registros a serem gravados pelo E3 são gerados a uma taxa maior do que a velocidade de gravação no Banco, ou existe algum problema de conexão entre o E3 e o Banco de Dados, os arquivos .e3i e .e3o vão aumentando seu tamanho e ficam visíveis.

2) O E3 está descarregando os dados no banco através dos arquivos *.e3o, porém os dados estão sendo armazenados no arquivo *.e3i com uma velocidade superior. Como devo proceder?

Para descarregar os dados do arquivo *.e3o e permitir que o E3 continue gravando os dados diretamente no banco ao mesmo tempo (para que os arquivos *.e3i e *.e3o possam descarregar todos os dados), realize a seguinte configuração:

1. Crie um novo Banco de Dados (objeto DBServer) em sua aplicação, com a mesma configuração do DBServer original.
2. Renomeie o arquivo *.e3o com o mesmo nome deste novo DBServer. Desta forma o E3 continuará gravando os dados através do DBServer original e descarregará o arquivo *.e3o através do novo DBServer.

Obs.: Quando o arquivo *.e3o for totalmente consumido, o novo DBServer pode ser deletado da aplicação.
Se mesmo assim o banco não estiver conseguindo processar o volume de dados enviados pelo E3, este procedimento pode não ser eficaz, tendo o usuário que configurar para que o E3 envie menos dados ao banco.


3) Existe algum limite para o tamanho dos arquivos *e3i e *e3o?

Não, os arquivos *.e3i e *e3o irão armazenar os dados enquanto houver espaço em disco disponível.

A única limitação existente é com relação ao procedimento para descarregar os dados no banco. Até a versão 3.2 build 263 do Elipse E3, o limite dos arquivos *.e3i e *.e3o é de 4 GB; após este limite ter sido ultrapassado (mesmo que a conexão com o BD seja retomada), não é mais possível descarregar os dados. A partir da versão 3.2 build 264, não existe mais limite de tamanho para esses arquivos.

4) É possível utilizar os arquivos *.e3i e *.e3o para armazenar os dados da aplicação e em seguida descarregar estes dados em um banco de dados específico?

Sim. Para isto, basta apontar através de sua aplicação qual o banco de dados ativo (selecionando o servidor de banco: MS Access, SQL Server ou Oracle DB) para que os arquivos possam descarregar os dados armazenados.

5) Qual a velocidade adotada pelo arquivo *.e3o para descarregar os dados no banco?

A velocidade para transferência dos dados depende exclusivamente da performance do servidor do banco de dados. As operações são agrupadas a cada 200 inserções e posteriormente enviadas para o banco.

Print Friendly, PDF & Email

Este artigo foi útil? Was this helpful?

Classificação média - Average rating 0 / 5. Count: 0

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com asterisco são obrigatórios *