Configurando o Viewer para acessar um servidor com IP externo/dinâmico.

Descrição:

É possível utilizar o E3 Viewer para visualizar uma aplicação que está sendo executada em um servidor fora da rede local (intranet) em uma conexão com IP dinâmico?

Solução:

Sim, é possível. Para realizar o acesso externo, é necessário primeiro redirecionar o tráfego externo no modem para o computador onde está sendo executada a aplicação E3. Deve-se então direcionar a porta utilizada pelo software Elipse E3 (6515) para o micro servidor na rede interna. A configuração no modem deve ser feita no painel de configuração através do endereço IP. A figura abaixo mostra a configuração adicionada ao equipamento.


Figura 1

Em seguida, será necessário adicionar no firewall interno existente no micro servidor uma exceção que contenha a porta específica cujo acesso precisa ser liberado (neste caso, a porta 6515) em Regras de Entrada.


Figura 2

Para driblar o obstáculo da configuração de uma conexão com IP dinâmico, foi utilizado um serviço de DNS Dinâmico, onde é registrado um endereço de acesso (Host), que passa a apontar constantemente para o IP corrente. Essa configuração pode ser realizada diretamente no modem, caso ele possua esta funcionalidade. Ela consiste em realizar a atualização periódica do IP corrente referente ao Host DNS utilizado.


Figura 3

Finalmente, na máquina externa onde está instalado o módulo E3Viewer, basta informar o endereço ou o IP onde o domínio está sendo executado.


Figura 4

Obs.: No desenvolvimento deste artigo foi utilizado um modem D-Link, modelo DSL-2640B, e um serviço de DNS dinâmico (DynDNS) .

Este artigo foi útil? Was this helpful?

Classificação média - Average rating 0 / 5. Count: 0

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com asterisco são obrigatórios *