Linguagem SQL: Introdução.

A linguagem SQL (Structured Query Language), bastante popular na interação com SGBDs (Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados), foi desenvolvida nos anos 70 e atualmente é o padrão no mercado de banco de dados. Esta é a linguagem empregada em banco de dados relacionais, e envolve operações de definição do BD (como manipulação dos dados). Portanto, conhecê-la a fundo é um importante diferencial para os profissionais das áreas de programação e administração de bancos de dados.

Apesar de ter se tornado um padrão para bancos de dados, o SQL sofreu algumas alterações específicas, e dependendo do banco poderá ter recursos distintos. Os SGBDs são softwares utilizados com a finalidade de administrar os dados armazenados. Dentre eles, podemos citar o SQL Server da Microsoft, o Oracle, e o Microsoft Access, um banco de dados desktop que pode ser empregado em pequenas aplicações.

Nos artigos relacionados abaixo, primeiramente demonstraremos alguns procedimentos indicados e dicas de Structured Query Language para o banco de dados SQL Server. Então, também abordaremos temas distintos relacionados ao Elipse E3 e aos bancos de dados com os quais o E3 possui conexão nativa (SQL Server, Oracle e Access).

A partir da versão 6.5 do Elipse E3, não apenas estes bancos, mas também o PostgreSQL e o MySQL passam a possuir conexão nativa com a plataforma.

Artigos Relacionados


Print Friendly, PDF & Email

Este artigo foi útil? Was this helpful?

Classificação média - Average rating 5 / 5. Count: 2

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com asterisco são obrigatórios *