MSDE – Uma alternativa gratuita ao MS SQL Server.

NOTA: Atualmente, a Elipse recomenda o uso do SQL Server Express em vez do MSDE como alternativa gratuita ao SQL Server.

1) Introdução

Em artigos anteriores, discutimos as vantagens técnicas do uso de sistemas gerenciadores de bancos de dados, ou simplesmente Bancos de Dados. Dentre as vantagens citadas, estão:

  • controle de acesso às informações
  • otimização de consultas
  • segurança de dados
  • suporte a rede
  • suporte a procedimentos
  • capacidade de armazenamento
  • suporte a transações.

Estas vantagens nos mostram que os bancos de dados são a solução ideal para a maioria dos sistemas de automação e supervisão que são geradores de dados a serem armazenados e consultados frequentemente.

Um empecilho para a propagação dos sistemas servidores de banco de dados são os custos relacionados a estes sistemas. Entre esses custos, podemos citar:

  • Cópias do software: embora as empresas que distribuem esses servidores ofereçam pacotes adequados ao perfil de uso de cada cliente, o custo inicial para liberação dos produtos é alto; isto é evidente na comparação com o MS Access, que é o formato de arquivo padrão utilizado pelo Elipse E3.
  • Treinamento de funcionários: nem todas as empresas dispõem de funcionários treinados para as tarefas de manutenção e gerenciamento destes servidores.
  • Investimento no servidor: dependendo do banco selecionado, existe um alto investimento em máquinas servidoras dedicadas que utilizam hardware diferenciado, com discos redundantes e interface SCSI muitas vezes rodando sob sistemas operacionais, como as diferentes versões de Unix, entre outras.

Conforme visto anteriormente, o Microsoft SQL Server é considerado o banco de dados mais simples de ser utilizado entre os disponíveis no mercado. Para diminuir consideravelmente os custos do projeto, é possível utilizar o MSDE, uma versão gratuita do software da Microsoft. O MSDE possui limitações de tamanho e de ferramentas, mas atende muito bem à maioria dos projetos de supervisão.


2) Software e ferramentas: instalação e configuração

O software MSDE, uma alternativa gratuita ao MS SQL Server, está disponível para download no site da Microsoft. Sua instalação básica não traz ferramentas para configuração do banco, somente alguns programas básicos, a maioria deles com interface DOS.

Depois de instalado o software, o primeiro passo é configurar o banco para que o Elipse E3 possa acessá-lo. Para isto, existem três possibilidades: utilizar a ferramenta SQL Enterprise Manager (que acompanha a instalação completa do MS SQL Server); utilizar o Web Data Administrator; ou utilizar o software OSQL (que acompanha a instalação básica do MSDE).

SQL Enterprise Manager

Este é o software utilizado pelo MS SQL Server para administração de bancos. Ele permite criar ou alterar contas de usuários, configurar o modo de autenticação de usuários, incluir novos bancos de dados, etc. Este software é analisado e explicado na documentação referente ao uso do MS SQL Server junto ao Elipse E3. Sua instalação acompanha o software MS SQL Server; a opção de instalação de softwares clientes deste software é geralmente suficiente para que o Enterprise Manager seja instalado.

Para maiores detalhes sobre o uso e instalação deste software, consulte a documentação citada anteriormente.

Web Data Administrator

O Web Data Administrator é uma ferramenta que permite configurar o MSDE através de uma interface de Internet bastante simples. Há restrições quanto ao uso desta ferramenta, pois o software precisa ser copiado da Internet (podendo ser encontrado aqui), necessitando trabalhar em conjunto com o Microsoft .Net Framework 1.1 (que também precisa ser copiado do site da Microsoft Windows Update). Além disso, o IIS (servidor de Internet do Windows) precisa estar instalado na máquina onde o Elipse E3 será executado, o que nem sempre acontece.

OSQL

O software OSQL é um programa que roda via linha de comando. Antes de utilizá-lo, é necessário que sejam feitas algumas configurações no registro do Windows.

Configuração

Para configurar o MSDE via software OSQL, é preciso primeiramente instalar o software MSDE. A seguir, é preciso entrar no Registro do Windows e alterar a forma como a autenticação de usuários é feita pelo banco.

Para isto, execute o comando regedit na linha de comando do menu Iniciar do Windows. Em seguida, procure pela chave LoginMode, que deverá estar em HKEY_LOCALMACHINE\SOFTWARE\Microsoft \MSSQLServer\MSSQLServer. Altere seu valor para 2 (que corresponde à autenticação via SQL Server) e depois vá até a chave DefaultLogin e altere o seu valor para sa. O MSDE considera o DefaultLogin como o login de usuário padrão, e não acrescenta senha para esse login. Qualquer segurança adicional a esse banco que está sendo instalado pode ser implementada usando o Enterprise Manager ou o OSQL (que veremos aqui) através de comandos SQL.

Execução

Logo após o modo de autenticação e o login padrão tenham sido configurados, inicie uma sessão de linha de comando (instrução cmd na linha de comando do menu Iniciar no Windows). A seguir, vá até a pasta onde o MSDE está instalado. Para isso, execute, na sequência os comandos listados abaixo:

  • Primeiramente, vá até o menu Iniciar e opção Executar.
  • Depois, digite o comando cmd.
  • Será então aberta uma janela de comando. Nesta janela, vá até a pasta Bin do MSDE. Para isto, execute o comando cd\, e logo a seguir, digite o comando: cd arquivos de programas\microsoft SQL Server\80\Tools\Bin
  • A seguir, deve-se executar o comando: OSQL -U as -q “Create database BancoDeDadosE3”
  • Será solicitada a senha para login; então, pressione a tecla [Enter] (para manter a senha em branco).
  • Finalmente, será exibida uma mensagem avisando da criação do banco de dados. Um segundo arquivo para log também será criado, e sua mensagem será mostrada.
  • Para sair do programa OSQL, pressione a combinação de teclas [Ctrl]+C.

A partir deste ponto, o banco estará pronto para ser utilizado pelo Elipse E3, seguindo as configurações necessárias para se acessar um banco de dados do tipo SQL Server. Os parâmetros necessários para o acesso ao banco criado, bem como uma pequena lista de erros possíveis e suas respectivas soluções, podem ser vistos no documento relacionado ao uso do Banco de Dados SQL Server no E3, mencionado anteriormente.

3) Conclusões

A escolha de um banco de dados depende de critérios técnicos, e torna-se restrita pela questão do custo de implementação do projeto. Com o MSDE, o software da Microsoft discutido neste artigo que funciona como uma alternativa gratuita ao MS SQL Server, consegue-se eliminar o problema do custo de instalação do banco de dados.

Note que a limitação das ferramentas de administração e mesmo a capacidade total do banco podem tornar o uso deste software proibitivo em substituição ao banco de dados “irmão” MS SQL Server, mais completo e sem restrições. Entretanto, como alternativa ao Access (sem custo), este sistema é altamente recomendável.

Em caso de dúvidas sobre o funcionamento do E3 com o MSDE e o SQL Server, consulte a home-page da Elipse e vá até a área de Artigos, onde há um extenso e completo documento sobre o uso destes bancos de dados.

Artigos Relacionados


Print Friendly, PDF & Email

Este artigo foi útil? Was this helpful?

Classificação média - Average rating 0 / 5. Count: 0

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com asterisco são obrigatórios *